De acordo com os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2019, divulgados pela Anatel nesta quarta-feira (12), os consumidores brasileiros consideraram que os serviços de telecomunicações melhoraram significativamente no período de um ano.

De quatro dos cinco serviços pesquisados – telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-paga, banda larga fixa e TV por assinatura – entre os anos de 2018 e 2019, apenas a TV por assinatura manteve a nota 7,18 de 10, enquanto os demais serviços superaram as médias anteriores.

publicidade

No geral, as prestadoras de telefonia móvel pós-paga são as mais satisfatórias para os consumidores e ficaram com a média de 7,42. Em seguida aparecem os serviços de telefonia móvel pré-paga (7,25), telefonia fixa (7,23), banda larga fixa (6,63) e, por fim, TV por assinatura.

Ainda que a nota para as prestadoras de banda larga fixa tenha sido inferior à média do serviço de TV por assinatura, seus indicadores registram, desde 2017, uma melhora constante.

publicidade

Em todos os serviços, sem exceção, o atendimento telefônico e a capacidade de resolução de problemas constam como a pior percepção de qualidade na avaliação dos consumidores.