O Facebook adicionou outro aplicativo ao seu grupo de projetos experimentais. Anunciada ano passado, a ideia é um espaço para que os usuários possam testar rapidamente novas ideias sociais. Em outras palavras, o Hobbi é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos desenvolvido para documentar projetos e hobbies pessoais.

Embora o Hobbi seja claramente parecido com o Pinterest, não se trata apenas de um quadro de ideias inspiradoras. Em vez disso, o app foi projetado para ajudar os aficionados a organizar fotos de seus próprios projetos em coleções temáticas – jardinagem, artes e artesanato, culinária, entre outras.

O curioso é que não há qualquer componente de rede social no aplicativo, a não ser pela possibilidade de criar destaques de vídeo que podem ser compartilhados externamente com os amigos. O Hobbi é muito mais um editor e organizador de ideias do que qualquer uma “nova rede social”.

Reprodução

publicidade

O Hobbi também é um aplicativo muito simples, com controles e opções de edição limitados, em comparação com algo mais robusto, como o editor de histórias do Instagram, por exemplo.

É interessante, no entanto, que o lançamento do Hobbi venha pouco depois do Tangi, um aplicativo da também experimental Area 120 do Google, focado no mesmo tema. O Tangi, indiscutivelmente, é um tipo diferente de aplicativo, desenvolvido no formato de vídeos curtos – quase como um TikTok com curadoria. Mas, para ambas as empresas iniciarem experimentos nessa temática, é um sinal de que, apesar do domínio do Pinterest, essa é uma área em que ainda há potencial a ser explorado.

Até agora, o Facebook lançou apenas alguns aplicativos de seu grupo experimental. Em novembro, anunciou um aplicativo de bate-papo para fazer amigos chamado Bump e um app de música social Aux. O primeiro experimento, um editor de memes chamado Whale, já foi encerrado.

Reprodução

O lançamento do Hobbi resultou em uma queda nas ações do Pinterest. O aplicativo está disponível desde quinta-feira (13), apenas para iOS e em poucos países: EUA, Colômbia, Espanha, Ucrânia e Bélgica. Será que ele chega por aqui?

Via: Tech Crunch