A nova geração de conectividade sem fio, Wi-Fi 6E, equipada para operar na faixa de 6GHz, já possui o seu primeiro chip móvel, o Broadcom BCM4389. Ele possibilitará que smartphones tirem proveito da faixa de curto alcance e com uso intenso de largura de banda, como realidade aumentada e tethering de alta velocidade.

Embora não funcione tão bem à distância quanto as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz usadas pelos dispositivos Wi-Fi atuais, a banda de 6 GHz oferece uma faixa de frequências muito maior – de 1200 MHz, comparado a 500 MHz na banda de 5 GHz – o suficiente para sete canais separados de 160 MHz, cada um com espaço de sobra para transferir muitos dados nas velocidades mais rápidas possíveis.

Por essa característica, o Wi-Fi 6E é uma “via expressa exclusiva” para dispositivos que se beneficiam de alta velocidade a curta distância. No entanto, é provável que o padrão não seja adotado amplamente até 2021, enquanto aguarda a liberação para uso da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos.

“Estamos apostando muito nisso”, disse vice-presidente de marketing da divisão de comunicações e conectividade sem fio da Broadcom, Vijay Nagarajan,. “Estamos muito, muito esperançosos e confiantes de que as regras e regulamentos da FCC estarão em vigor nos próximos meses”, completou.

publicidade

O Broadcom BCM4389 possui três rádios – um com suporte para dois fluxos Wi-Fi 6E, outro com suporte para Bluetooth 5 e um terceiro rádio de ultra-baixa potência projetado para otimizar o desempenho dos dois primeiros. A Broadcom explica que tudo isso resulta em melhor utilização da bateria, emparelhamento mais rápido do Bluetooth – e o dobro da velocidade das conexões Wi-Fi 5 da geração atual, com metade da latência.

Via: CNET