Nasa tem planos para construir um novo sistema de propulsão nuclear. A novidade vai permitir que uma espaçonave chegue ao sistema estelar mais próximo. 

A ideia dos cientistas é alcançar o sistema estelar binário Alpha Centauri, que fica a 40 trilhões de quilômetros do nosso Sistema Solar. Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da Nasa, diz que existem planetas lá e que eles devem ser explorados.

Segundo ele, a agência espacial deve se afastar de missões que podem ser feitas por empresas privadas e se concentrar em responder às grandes questões científicas. Afinal, a Nasa não é uma empresa de turismo espacial e deveria fazer coisas para as quais não há argumento comercial.

Antes de morrer, em 2016, o cientista Stephen Hawking anunciou planos para criar um dispositivo chamado “nanocraft”. Ele seria equipado com uma pequena vela e câmeras de transmissão, e poderia alcançar outro sistema estelar em 20 anos.

publicidade

Depois disso, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos pediu à Nasa que tentasse sua própria missão para Alpha Centauri em 2069 – o ano do centenário do pouso na Lua.