A Apple lançou nesta segunda-feira (17) um comunicado aos seus investidores alertando sobre o impacto do coronavírus sobre suas finanças. A empresa afirmou que o vírus vai afetar negativamente seus números na próxima divulgação de resultados trimestrais, prevista para o fim de abril.

A companhia havia divulgado em janeiro algumas estimativas de receitas para o seu segundo trimestre fiscal, mas anunciou que não deve conseguir alcançá-las. Isso se deve ao fato de que o coronavírus forçou fábricas chinesas a paralisarem suas atividades, atrasando o ritmo de produção de componentes.

publicidade

“Nossas estimativas trimestrais publicadas em 28 de janeiro de 2020 refletiam as melhores informações disponíveis na época e as nossas melhores estimativas sobre o ritmo do retorno ao trabalho após o fim do feriado do Ano Novo Chinês estendido em 10 de fevereiro. A produção está começando a voltar ao normal no país, mas estamos notando um retorno mais lento do que antecipávamos”, diz o comunicado. A empresa também diz estar reabrindo lojas na China aos poucos, da forma mais segura possível.

Com a paralisação e o ritmo lento no retorno à produção, menos iPhones foram produzidos do que se esperava, o que também afeta as vendas no mundo inteiro, como explica a Apple.

publicidade

Vale notar que, diante da incerteza em relação ao coronavírus, Tim Cook anunciou estimativas mais amplas do que o comum para o trimestre, justamente prevendo um impacto negativo no faturamento. No entanto, como evidenciado com o comunicado de hoje, a própria Apple parece ter subestimado o quão danoso o vírus poderia ser para os seus negócios.