Primeiro foi o Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google, que solicitou novas regulamentações no mundo da inteligência artificial. Poucos dias depois, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, reforçou o pedido no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. E agora, Elon Musk engrossou o coro e quer que todas as organizações que desenvolvem IA avançada sejam regulamentadas – incluindo a sua Tesla.

O empresário bilionário de tecnologia também quer que a OpenAI, uma empresa que ele co-fundou, mas que deixou o cargo, “seja mais aberta”. O comentário foi feito no Twitter, em resposta a uma postagem do MIT Technology Review. Quando perguntado se a regulamentação deveria vir de governos individuais ou organizações globais como a ONU, Musk respondeu “ambos”.

A OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos, mas no ano passado anunciou que estava se reestruturando “como um híbrido de uma organização sem fins lucrativos e com fins lucrativos – que estamos chamando de empresa com fins limitados”. Esse modelo visa atrair mais capital e talento para suas pesquisas, limitando os lucros que seus patrocinadores podem obter.

Musk ajudou a lançar a empresa em 2015, juntando-se a uma gama de especialistas em tecnologia que investiram US$ 1 bilhão no empreendimento. Em fevereiro de 2017, a OpenAI anunciou que Musk estava deixando o conselho para evitar qualquer conflito de interesses com seu trabalho na Tesla. No ano seguinte, Musk disse que também “não concordava com o que a equipe da OpenAI queria fazer”.

publicidade

O fundador da Tesla e do PayPal levantou regularmente preocupações sobre os riscos da IA. Ele já havia chamado a tecnologia de “nossa maior ameaça existencial” e “um caso raro em que acho que precisamos ser proativos na regulamentação”.

Via: The Next Web