EnglishPortugueseSpanish

O sonho de se tornar um astronauta acabou de ficar mais próximo da realidade, pelo menos se você for um milionário. A SpaceX e a Space Adventures estabeleceram uma parceria para voos espaciais turísticos, que podem começar já em 2021. As missões irão decolar da área de lançamento da SpaceX em Cabo Canaveral, na Flórida.

A Space Adventures é uma empresa que já trabalha com turismo espacial, levando milionários à ISS usando cápsulas Soyuz, produzidas na Rússia. Entre seus passageiros estão Anousheh Ansari, uma das financiadoras da competição ANSARI X PRIZE, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, empresa responsável pela distribuição Linux Ubuntu e Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil.

publicidade

Para levar seus passageiros ao espaço a Space Adventures usará foguetes Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon, da SpaceX. A empresa espera fazer o primeiro voo tripulado da Crew Dragon entre abril e junho, levando astronautas para a Estação Espacial.

Ao contrário de missões anteriores da Space Adventures, os voos com a Crew Dragon não irão à Estação Espacial. Em vez disso, irão orbitar a Terra por várias vezes, a uma altitude duas a três vezes maior do que a ISS, que está a cerca de 400 km de altura. A duração total da missão será de cinco dias.

Além do acordo com a Space Adventures, a Space X tem um contrato com o milionário japonês Yusaku Maezawa para uma viagem que irá circular a Lua. Recentemente, Maezawa anunciou que procurava uma companheira para a aventura, e recebeu propostas de mais de 20 mil mulheres do mundo todo.

Não há informações sobre o preço de uma passagem em um voo da SpaceX, mas não espere que seja barato. Um voo na Virgin Galactic, que chegará a uma altitude de “apenas” 100 km e terá duração de 2 horas e meia, custa US$ 250 mil (mais de R$ 1 milhão).

Fonte: TechCrunch