Uma década e meia; no ritmo frenético dos avanços tecnológicos, 15 anos foi tempo suficiente para ver o mundo literalmente se transformar (se digitalizar). Inovações tecnológicas mudaram muito nossas vidas – a forma de se comunicar, de interagir, de consumir… Em 15 anos, a relação do brasileiro com o mundo tecnológico também evoluiu e a gente sempre esteve por perto. Quanta coisa saiu do analógico para o digital?! Quantos novos serviços surgiram…

Lançado oficialmente no dia 20 de fevereiro de 2005, o Olhar Digital nasceu como um programa de televisão exibido em rede nacional. O primeiro e único do gênero na época. O pioneirismo está no nosso DNA desde o momento zero. E, se hoje tecnologia está no nosso dia a dia e por todos os lados, como nos maiores telejornais e principais veículos do país, o Olhar Digital foi o primeiro a falar sobre o assunto na TV aberta; sim, a gente começou a construir essa estrada.

Reprodução

Também fomos o primeiro portal de tecnologia do Brasil. Se hoje tanta gente fala de um assunto cada mais presente (e transformador) na vida das pessoas, o Olhar Digital foi a primeira referência nacional. Não é para menos. Nossa missão é – e sempre foi – levar informação de qualidade sobre o mundo da ciência e tecnologia ao maior número possível de pessoas. E é isso que nossa equipe faz todos os dias.

publicidade

Seja para os mais novos ou para os que nos acompanham desde o começo, você certamente já viu o futuro passar primeiro aqui. Ainda em 2005, no nosso primeiro ano de vida, já falávamos de tendências que – nos anos seguintes – transformariam nossas vidas. A popularização das redes sociais com o extinto Orkut, as mágicas ligações por Skype e a música digital; alguém aí ainda lembra dos CDs?!

Acompanhamos de perto o surgimento (e a revolução) dos smartphones, principalmente com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. Na época, quem diria que um mero “telefone inteligente” faria tanto por nós hoje em dia. Ah, e a chegada da TV digital deixou nosso conteúdo ainda mais nítido e bonito para quem está com a gente desde o início.

Reprodução

Nesses 15 anos, graças à tecnologia, a forma de interagir com o mundo mudou bastante. Filmes e músicas são digitais, por assinatura. Mas é difícil esquecer das antigas locadoras. Os hotéis ganharam a concorrência de quem, através da internet – ou melhor, de um aplicativo móvel – oferece sua casa em troca de um troco. Os táxis se transformaram em motoristas particulares sob demanda a um clique de distância. Parece que tudo ficou muito mais fácil… mais prático. Santa tecnologia!

Mais fácil; mais polêmico também. Hoje discutimos privacidade, afinal, nossa vida está escancarada na web. Nossos rostos são reconhecidos quando sequer somos informados: “sorria, você está sendo filmado”. Leis tentam nos proteger enquanto especialistas do mundo todo ainda discutem o que é realmente o melhor a fazer.

O Olhar Digital tem o orgulho de continuar acompanhando, com toda nossa experiência de ter visto muita tecnologia “nascer e morrer”, o mundo hi-tech e todas suas vertentes, principalmente o impacto que essas mudanças têm nas nossas vidas – para melhor e para pior também.

Neste aniversário, fica o nosso agradecimento a você, o principal motivo que nos move todos os dias. Tenha certeza que você (leitor) é nosso maior combustível para continuar buscando fazer sempre o melhor, em primeira mão, com qualidade… afinal, quando o assunto é tecnologia, você já sabe: há 15 anos, o futuro passa primeiro aqui!