Em todo começo de ano os brasileiros precisam se organizar para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para não correr o risco de perder o prazo e ter que arcar com multas. Por sua vez, apesar de ter um prazo até generoso, mais precisamente até o dia 30 de abril, o programa do IRPF 2020 já foi disponibilizado no mês de fevereiro.
Se você está em dúvida de como obter o programa ou já está querendo se organizar para realizar a sua declaração, o Olhar Digital preparou esta matéria com as principais informações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020. Confira!
Antes de entrar nos detalhes de como realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, confira abaixo as regras de quem deve fazê-la:
Caso você não se enquadre nas regras descritas acima ou conste como dependente em uma declaração de outra pessoa física, não será necessário realizar a declaração. Para maiores informações, você pode acessar esse link do site oficial da Receita Federal, que explica todas as condições em detalhes.
O prazo para realização a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 começa a partir do dia 2 de março e vai até o dia 30 de abril, as 23h59 do horário de Brasília.
Quem não realizar a entrega da declaração durante este período deverá pagar uma multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo desta multa é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.
O prazo para o pagamento da multa é de 30 dias a partir da entrega em atraso.
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020 pode ser feita de três maneiras:
No caso de não conseguir entregar a declaração utilizando um dos métodos descritos acima, você poderá utilizar uma mídia física como um pendrive ou HD externo para armazenar o arquivo de sua declaração e comparecer em uma das unidades de atendimento da Receita Federal.
Existem dois tipos de declarações, que podem ser realizados, sendo que eles possuem algumas características diferentes. Veja:
Assim como ocorreu no ano passado, hoje em dia não é necessário ter um programa para fazer a declaração e outro para entregá-la, ou seja, tudo é feito através de um mesmo aplicativo. Abaixo, confira os links de download para obter o programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2020:
Caso você ainda tenha alguma dúvida em relação ao preenchimento de sua declaração, você pode conferir esta página da Receita, que possui informações referentes a este processo. Ou, caso prefira, você pode conferir este arquivo em PDF do site da Receita, que traz praticamente todas as informações necessárias para quem for fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de fevereiro de 2020 14:23