De acordo com a agência de notícias Reuters, a Samsung venceu um contrato para produzir os novos modems 5G Snapdragon X60, da Qualcomm, usando seu processo de produção em 5 nanômetros (5 nm). Com isso, os chips podem ser menores, e mais eficientes no uso de energia, do que gerações anteriores como o X55, produzido em um processo de 7 nm.

Como comum na indústria, a Samsung não será a única fabricante dos chips. Parte da produção será feita pela rival TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp.), que também domina o processo de 5 nm.

publicidade

A Samsung é a segunda maior fabricante de chips do mundo, atrás da TSMC, e produz chips para a IBM, Nvidia e Apple, entre muitas outras, além de memória flash, usada em pendrives, cartões de memória e unidades SSD.

Anunciado nesta semana, o Snapdragon X60 é compatível com todos os tipos de rede, do 2G ao 5G, incluindo as duas principais tecnologias de redes 5G no mercado, mmWave (que tem alcance menor) e sub-6GHz, mais lentas, porém mais confiáveis.

publicidade

“O Snapdragon X60 permite que mais operadoras ofereçam velocidades de Internet semelhantes à fibra e baixa latência usando 5G, levando a próxima geração de experiências conectadas para mais pessoas”, disse Durga Malladi, chefe da unidade de negócios 5G da Qualcomm.

Fonte: Reuters