Ficar sem o celular pode ser um grande problema. E, muitas vezes, a gente só percebe isso quando já é tarde demais. Então, é bom ficar sempre atento: se os dados armazenados no aparelho não tiverem sido cuidados devidamente, muita coisa pode acabar perdida.

Afinal, como qualquer eletrônico, o celular pode deixar de funcionar em algum momento – e muitas vezes sem dar nenhum aviso. Além da possibilidade de ele ser perdido, roubado ou furtado. Ah, e isso sem contar as quedas, as chuvas e muitas outras situações.

E quem zela pelo aparelho com frequência? Poucos de nós. Por isso, algumas ações são fundamentais para que as informações contidas no dispositivo estejam sempre em segurança.

A primeira delas, e a mais óbvia, é manter o backup em dia. Fotos, arquivos e documentos que se quer preservar devem ser periodicamente transferidos para um local seguro.

publicidade

Sempre que fizer um backup, vale verificar se os dados estão intactos. Pode acontecer de as informações serem corrompidas no processo e, aí, de nada adianta ter o backup ali. Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET, lembra que essa não é a única medida a ser tomada.

É preciso, ainda, definir quão valiosos são os dados contidos no smartphone. Isso ajuda a determinar a frequência dos backups. Muitos serviços, como o Google Fotos, por exemplo, já vêm configurados para fazer essa cópia de segurança periodicamente, mas é essencial confirmar se eles realmente estão adequados à necessidade.

Outra boa prática importante é ter um software de proteção no aparelho. É ele que vai garantir que o celular não seja invadido por criminosos, por exemplo.

E se o pior acontecer? Bom, há alguns caminhos a seguir. O primeiro é entrar em contato com a operadora para informar o ocorrido e ver se ela pode fazer algo para ajudar.

Nesse momento, convém ter o IMEI do aparelho em mãos. Esse número é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel do dispositivo e equivale ao chassis dos carros. Vale a pena mantê-lo guardado para uma emergência.

E isso não é só: mais alguns passos precisam ser tomados. É importante saber quais aplicativos estão instalados no celular para se prevenir em relação a eles.

Então, tenha sempre em mente que algo ruim pode acontecer com o aparelho. E que, se nenhuma precaução tiver sido tomada, é difícil reverter essa perda.