A Essential, fabricante de smartphones fundada pelo criador do Android, pode ter falido, mas os usuários do Essential Phone ainda terão um gostinho da próxima versão do sistema do Google. A empresa está trabalhando em modificações no software de seu aparelho para torná-lo compatível com o recente preview do Android 11.

As alterações foram postadas na conta da empresa no GitHub, popular plataforma para hospedagem de código, em um “ramo” chamado r-preview. Com elas os usuários poderão rodar em seus aparelhos as Generic System Images (GSI), versões “genéricas” do Android 11 sem otimizações ou modificações para um aparelho específico, que rodam em qualquer smartphone compatível com o Projeto Treble.

publicidade

Segundo Jean-Baptiste Theou, líder da equipe de software de sistema na Essential, “só precisamos de análise e validação interna final da GSI mais recente do Android 11 para permitir seu uso pela comunidade”.

Isso não significa que o Essential Phone irá receber a versão final do Android: isso envolve muito mais trabalho do que o necessário para suportar o preview. Mas a liberação do código ao menos dá aos usuários a esperança de que seu aparelho ganhe uma sobrevida com versões alternativas do Android, como o Lineage OS.

Fonte: Android Authority