Com o cancelamento do Mobile World Congress (MWC) 2020 por conta do surto do Coronavírus COVID-19, a indústria perdeu um dos seus maiores eventos anuais. Assim, as grandes apresentações programadas pelas empresas se tornaram transmissões online, como a que a Sony fez para apresentar o seu novo top de linha, o Sony Xperia 1 II, e o intermediário Xperia 10 II.

O sucessor do Xperia 1 (faltou criatividade no nome, que lê-se Xperia 1 “mark 2”), será compatível com 5G, mas apenas na Europa. Para o mercado norte-americano, a empresa lançou um outro aparelho 5G, o Xperia Pro. O Xperia 1 II ganhou entrada de fone de ouvido de 3,5 mm e suporte para carregamento sem fio.

O foco do aparelho, porém, está na performance – especialmente da câmera. Ele conta com um processador Qualcomm Snapdragon 865, bateria de 4.000 mAh, 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna. A câmera traseira tripla de 12 MP pode não parecer muito no papel, mas a empresa investiu em outros recursos para turbiná-la, como suporte a até 20fps no modo burst e a capacidade de calcular AF/AE em até 60 vezes por segundo. O foco automático, inclusive, agora cobre 70% do enquadramento, e a Sony ainda garante que o rastreamento de olhos agora funciona com animais.

No Sony Xperia 1 II, a câmera principal de 24 mm f/1.7 possui um sensor de 1/7 ”, semelhante aos utilizados nos Galaxy S20 e S20 Plus, da Samsung, mas não tão grande quanto o sensor de 108 megapixels de 1,33” do Galaxy S20 Ultra. O aparelho ainda conta com uma câmera grande angular de 16 mm f/2.2 e uma câmera teleobjetiva de 70 mm f/2.4. Na frente, a câmera selfie tem 8 megapixels e, ao lado, um botão dedicado.

publicidade

Para filmagens, o Xperia 1 II faz 60fps em 4K e 120fps para gravação em 2K. A Sony ainda garantiu que melhorou a gravação de áudio, com a adição de um filtro redutor de ruído do vento. Como o seu antecessor, o Xperia 1 II possui uma tela OLED HDR de 6,5 polegadas com uma proporção de 21:9.  Em termos de áudio para consumo de mídia, o smartphone é o primeiro do mundo com decodificação 360 Reality Audio, o novo formato de áudio lançado pela Sony, desenhado para parecer que o som vem de todos os lados.

O preço do Xperia 1 II na Europa é de 1.199 euros para a variante 5G que suporta redes sub-6GHz. O preço dos EUA para 4G ainda não foi confirmado.

XPERIA 10 II e XPERIA PRO

O intermediário Xperia 10 II possui tela OLED de 6”, com proporção 21:9 e resolução de 1080p. O processador é um Snapdragon 665 e a bateria possui 3.600mAh. Embora também tenha um conjunto de câmeras triplas com a mesma combinação de distâncias focais do Xperia 1 II, duas delas possuem sensores de 8 megapixels em vez de 12 megapixels.

Sony Xperia 10 II

Só há uma única opção de RAM e armazenamento, 4 GB / 128 GB. O telefone virá nas cores preto e branco. O preço ainda não foi detalhado e seu lançamento será no segundo trimestre de 2020, em “vários mercados”, de acordo com a empresa.

Como alternativa 5G para o mercado dos EUA, o Xperia Pro é compatível com mmWave e sub-6GHz. Voltado para fotógrafos profissionais, o aparelho possui especificações iguais ao do Xperia 1 II, porém com um design mais robusto e com uma porta micro HDMI. Detalhes de lançamento e preço, porém, não foram divulgados.

Sony Xperia Pro

Via: XDA Developers/The Verge