Muita gente já sofre esse tipo de consequência por questões de qualidade de serviço e até infraestrutura de telecomunicações. O Brasil é grande e aqui dentro temos as mais distantes e opostas realidades quando o assunto é acesso à internet. Assim é também em diversos países até mais pobres e com menos investimentos que o Brasil. Mas e se o governo decidisse simplesmente desligar a internet… de todos; do país inteiro? Indignação, revolução?

Só no ano passado, dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo passaram exatamente por essa situação que você acabou de imaginar. Segundo relatório do grupo de direitos digitais Access Now, dezenas de governos mundiais “puxaram o cabo da internet” de propósito mais de 200 vezes em 2019.

publicidade

Reprodução

A Índia foi o país mais afetado pelos cortes. Ainda de acordo com o levantamento feito pela ONG, o país contabiliza o maior número de paralisações em 2019; foram 121 vezes que o país ficou offline. O segundo lugar neste ranking (que ninguém tem qualquer orgulho), a Venezuela registrou o “fechamento” da internet 12 vezes – apenas 10% do que aconteceu na Índia.

publicidade

Entenda o que é necessário para desligar um país inteiro da internet mundial

O documento informa que pelo menos 14 casos foram registrados de provedores desacelerando significativamente a conexão em vez de simplesmente cortar a conexão; praticamente a mesma coisa. O objetivo normalmente é inibir o uso de conteúdo multimídia – como fotos, vídeos e mensagens de áudio – nas redes sociais. 

Em muitos países, o offline forçado vem como uma espécie de revide a protestos públicos, de acordo com o relatório. “Parece que cada vez mais países estão aprendendo uns com os outros e implementando a opção de desligamentos da internet para silenciar os críticos ou perpetuar outras violações dos direitos humanos sem supervisão”, disse Access Now à BBC.

publicidade

Em abril de 2019, a Polícia Britânica de Transportes desligou o Wi-Fi na rede de metrô de Londres durante um protesto de ativistas da mudança climática.

Veja outros números alarmantes relevados no relatório:

publicidade
  • A internet foi desligada durante 65 protestos em vários países ao redor do mundo;
  • Outros 12 desligamentos ocorreram durante os períodos eleitorais;
  • Maior interrupção ocorreu no Chade, na África Central, e durou 15 meses.

Fonte: BBC