Um doutorando em Engenharia Espacial pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, buscava uma solução que estabilizasse satélites que vibram em órbita e não conseguem capturar imagens nítidas. No fim das contas, ele conseguiu não só isso, como também teve sua ideia patenteada.

Vedant, o engenheiro espacial que inventou o mecanismo capaz de estabilizar satélites vibratórios, percebeu que sua criação também era capaz de girar os grandes objetos que saem universo afora fotografando o desconhecido.

publicidade

“Desenvolvemos, com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, uma maneira de cancelar as vibrações de um satélite vibrando seus painéis solares na direção oposta – cancelamento de ruído ativo”, explicou. “Depois de desenvolver um modelo matemático e usar entradas aleatórias, percebi que podia afastar o satélite do ponto de repouso original, o que foi inesperado. Em uma análise mais aprofundada, descobri que havia um novo recurso no sistema – além do isolamento da vibração, ele pode realmente girar o satélite no espaço arbitrariamente”.

Reprodução

publicidade

Ainda segundo ele, a descoberta, que deu tão certo, foi acidental. “Eu estava pressionando teclas aleatórias para ver se o sistema funcionava ou não e ele fazia algo muito incomum. Parou de tremer, mas, em vez de voltar à sua posição original, mudou-se para um lugar diferente e parou. Pensei que fosse um erro de matemática, então eu procurei mais nele. E acabou sendo uma nova maneira de mover o painel”, contou Vedant.

Com a ideia patenteada pela Universidade de Ilinois, empresas que projetam, constroem e lançam satélites têm demonstrado grande interesse na solução. Por enquanto, o projeto ainda é um protótipo, mas, futuramente, o objetivo do engenheiro espacial é aplicá-la à realidade e licenciar seu produto.

publicidade

 

Via: Tech Xplore

publicidade