A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço em diversas áreas do dia a dia das pessoas, e a saúde é uma delas. A nova utilidade para a tecnologia promete ajudar a reduzir casos de insuficiência cardíaca prevendo o problema com dias de antecedência. Trata-se de um adesivo equipado com um sensor que monitora a frequência cardíaca, qualidade do sono, postura, atividade físicas e padrões respiratórios, enviando os dados para um aplicativo.

Os pesquisadores da University of Utah Health testaram a invenção em 100 pacientes com idade aproximada de 68 anos. Os voluntários foram monitorados por até três meses. Durante os testes, o sistema previu a necessidade de hospitalização em mais de 80% das vezes e com média de 10,4 dias de antecedência.

A insuficiência cardíaca atinge mais de 23 milhões de pessoas no mundo e, segundo Joesf Stehlik, principal autor do estudo, o sistema pode reduzir as taxas de internação em cerca de 33%. “Este estudo mostra que podemos prever com precisão a probabilidade de hospitalização por insuficiência cardíaca antes que médicos e pacientes saibam que algo está errado”, afirmou.

“Ser capaz de detectar prontamente as alterações no coração com antecedência suficiente permitirá que os médicos iniciem intervenções imediatas que possam impedir a reinternação e impedir a piora da insuficiência cardíaca”, concluiu o pesquisador.

publicidade

Via: The Next Web