EnglishPortugueseSpanish

Um executivo da Xiaomi postou na rede social chinesa Weibo, similar ao Twitter, um vídeo onde mostra um sistema sem fios que recarrega a bateria de 4.000 mAh de um smartphone em apenas 40 minutos.

Infelizmente, fora um breve momento em que um monitor de carga mostra detalhes como tensão e corrente elétrica, não há mais informações técnicas sobre a tecnologia. Nem sequer uma menção a qual aparelho foi usado na demonstração ou quando e onde ela será usada comercialmente.

publicidade

Segundo o monitor de carga, o aparelho estava sendo carregado com uma tensão de pouco mais de 18 Volts e 2,4 Ampéres, o que dá cerca de 44 Watts. Em comparação o atual topo de linha da Samsung, o Galaxy S20 Ultra, tem carga sem fios a 15 Watts. Na verdade, a tecnologia sem fios da Xiaomi é na prática tão rápida quando o carregador rápido com fios usado no S20 Ultra, que opera a 45 Watts.

A Vivo, concorrente chinesa da Xiaomi que pertence ao mesmo grupo da Oppo, OnePlus, Realme e Reno, recentemente apresentou um smartphone conceito chamado Apex 2020, equipado com sistema de carga sem fios a 60 Watts. Entretanto, o Apex 2020 é apenas uma demonstração de tecnologia, e não um smartphone que será produzido em escala para lançamento no mercado.

Há cerca de um ano a Xiaomi mostrou um sistema de recarga sem fios ainda mais potente, com 100 Watts, capaz de recarregar completamente uma bateria de 4.000 mAh em apenas 17 minutos. Entretanto, tal sistema nunca foi comercializado ou demonstrado desde então, o que indica que algo, seja custo, estabilidade ou calor, impede que seja adotado em um smartphone comercial.

Fonte: Android Central