Parece que o Google está começando o trabalho de integração da próxima versão do Android, o Android 11, com o Chrome OS. Segundo o site 9to5Google, um novo projeto chamado eve-arc-r apareceu nos repositórios de código-fonte do Chrome OS, que é um projeto Open Source.

O nome “eve” é o codinome interno do Google Pixelbook. “arc” é uma referência a “Android Runtime for Chrome”, o sistema usado para rodar apps Android no Chrome OS. E “r” seria a próxima versão do Android após o atual Android 10, também conhecido como Android “Q”. Outros trechos de código fazem menção a “RVC”, que seria um codinome interno do Android 11, assim como “QT” foi o codinome do Android 10.

publicidade

Ao que parece duas outras plataformas, além do Pixelbook, receberão um preview do Android 11. Uma é identificada como “Kukui”, codinome da plataforma para Chromebooks baseados no processador MT8183 da MediaTek. Outra é “Hatch”, que seria a plataforma-base para Chromebooks baseados em processadores Intel Core de 10ª Geração, como o Samsung Galaxy Chromebook.

A forma como o Android será executado dentro do Chrome OS também será diferente com o Android 11. Em vez de rodar o sistema em um “container” sobre o kernel Linux do Chrome OS, o sistema será executado com seu próprio kernel sobre uma máquina virtual chamada ARCVM. Isso deverá aumentar a segurança, pois elimina o risco de uma interação indesejada entre um app “mal intencionado” e o kernel do Chrome OS, o que colocaria o sistema inteiro em risco.

publicidade

Atualmente Chromebooks rodam apps Android sobre o Android 9 Pie. O trabalho de atualização do sistema para o Android 10 foi iniciado, mas nunca foi concluído e parece ter sido abandonado.

Fonte: 9to5Google