Nasa e a SpaceX se preparam para lançar a 20ª missão de cápsulas Dragon do programa de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS). 

O foguete Falcon 9 vai decolar de um navio cargueiro na sexta-feira (6) às 23h50 no horário local (sábado às 1h50 no horário de Brasília), na estação do Cabo Canaveral, da força aérea norte-americana, na Flórida. 

A operação será transmitida ao vivo pelo YouTube e poderá ser acompanhada no vídeo abaixo 20 minutos antes do lançamento. 

publicidade

A Dragon levará suprimentos aos astronautas que vivem na ISS. Além disso, serão enviados materiais para que pesquisadores estudem os efeitos da microgravidade no processo de impressão 3D e produção de células cardíacas.

Quem também deve aproveitar a viagem é a Adidas. A marca esportiva pretende despachar exemplares de tênis da linha Boost para testar como os calçados respondem à microgravidade.

Após o lançamento, o foguete Falcon 9 deve retornar à Terra em aterrissagem em solo firme, também em Cabo Canaveral. Já a cápsula Dragon deve demorar pelo menos um mês para voltar após ser liberada da Estação Espacial Internacional.

A recuperação de veículos do espaço é uma das principais qualidades da SpaceX. No ano passado, pelo menos sete espaçonaves Falcon 9 foram recuperadas pela companhia de Elon Musk.

Reprodução

Este será o último lançamento do programa de Serviço Comercial de Reabastecimento da SpaceX com a Nasa. As duas organizações já assinaram um novo contrato para a continuidade do projeto, mas desta vez a fornecedora vai dividir os serviço com as concorrentes Sierra Nevada e Northrop Grumman.

Fonte: CNET