O francês Jean-Yves Blondeau, de 49 anos, ama velocidade. Mas em vez de carros, motos, aeronaves ou mochilas a jato, seu veículo preferido é o próprio corpo. Vestindo um traje com 32 rodas, como as usadas em patins, ele se transforma no “Rollerman” e desce montanhas a mais de 120 km/h, deitado no asfalto.

Blondeau chama o esporte de “Buggy Rollin” e desenvolveu o primeiro traje em 1994, aos 22 anos, como projeto de graduação no curso de desenho industrial na Ecole ENSAAMA Olivier de Serres, em Paris. Segundo ele, a veia inventora é de família: como não tinham muito dinheiro, ele e seus seis irmãos desenvolviam as próprias bicicletas, patins e skates reaproveitando material.

O apelido de “Rollerman” foi dado pela mídia francesa, que percebeu a curiosa figura ziguezagueando entre os pedestres na região de Trocadéro, em Paris. Desde então múltiplas gerações do traje foram construídas, adaptadas para usos ou desafios específicos. Duas versões foram usadas no cinema: uma no final do filme Yes Man, com Jim Carrey, e outra em CZ12, de Jackie Chan.

publicidade

Mas a fama junto ao grande público veio mesmo com as redes sociais, graças a apps como o chinês Douyin ou o TikTok. Só no Douyin já são mais de 200 milhões de visualizações em seus vídeos. “Me tornei uma estrela na Coréia do Sul. Eu entrava em um restaurante e as pessoas me pediam um autógrafo. Elas me reconheciam nas ruas”, diz o francês.

Blondeau espera treinar discípulos e transformar o Buggy Rollin em um esporte em grande escala. Mas a participação não será barata: cada traje, que pode ser personalizado a gosto do cliente, custa cerca de R$ 23 mil.

Fonte: CNN