Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa global de mortalidade entre os pacientes infectados pelo coronavírus é de 3,4%. Isso o torna mais letal que a gripe comum (influenza), que tem letalidade de menos de 1%. Sua transmissão é menos eficiente que a gripe, entretanto o vírus causa uma doença mais severa.

Um fator complicador é que “muitas pessoas em todo o mundo tem imunidade a variantes sazonais da gripe. Mas o Covid-19 é um novo vírus contra o qual ninguém tem imunidade”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

A taxa de mortalidade do novo vírus varia conforme a faixa etária do paciente. Um estudo baseado na análise de 72 mil casos divulgado pelo Centro Chinês de Controle de Doenças aponta que ela pode variar de 21,9%, entre os pacientes com mais de 80 anos, a 0,2%, entre os que tem de 10 a 19 anos. Condições pré-existentes, como câncer ou problemas cardíacos, também podem aumentar o risco.

Atualmente há mais de 93 mil casos de infecção pelo coronavírus em todo o mundo, com mais de 3.100 mortes reportadas. Fora da China, os principais focos da doença são a Coréia do Sul (5.600 casos), Itália (2.500 casos) e Irã (2.300 casos). No Brasil há dois casos confirmados, ambos de pacientes que viajaram recentemente para regiões de risco na Itália.

publicidade

Fonte: The New York Times