OLX Brasil anunciou nesta terça-feira (3) a aquisição de todas as ações do Grupo ZAP. O acordo avaliado em R$ 2,9 bilhões concede à empresa de comércio eletrônico o controle das plataformas de classificados online Zap Imóvel e Viva Real.

Em comunicado à imprensa, a companhia norueguesa Adevinta, controladora da OLX Brasil juntamente com a holandesa Prosus, explica que as operações do Grupo ZAP e da OLX são complementares e a compra representa uma grande oportunidade para “sinergia e criação de valor”.

A aquisição acompanha o crescimento do setor de publicidade online no Brasil. A empresa ressalta que esse mercado movimentou R$ 16,1 bilhões em 2018, dos quais 10% correspondem aos negócios de classificados online. Segundo a nota, as plataformas do Grupo Zap receberam, em média, 28 milhões de visitas por mês em 2019. Os dados financeiros sobre esse mesmo ano não foram revelados. 

A compra ainda vai passar pela aprovação Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é que o negócio seja definitivamente concluído até na segunda metade de 2020.