rover que viajará para Marte em julho recebeu o nome oficial nesta quinta-feira (5). Nos últimos meses, a Nasa abriu um concurso para definir o nome da sonda, até então chamada de Mars 2020. O vencedor do concurso foi um jovem aluno da sétima série, que escolheu o nome “Perseverance”.

“Perseverança”, em tradução livre, foi um dos nove nomes finalistas do concurso, realizado com estudantes norte-americanos do jardim de infância ao ensino médio. Para participar do concurso ‘Name the Rover’, iniciado em agosto, os alunos precisaram enviar uma sugestão de nome junto a uma redação de 150 palavras explicando o significado por trás de sua escolha. A Nasa recebeu 28 mil propostas de nomes, e milhares de juízes voluntários ajudaram a selecionar os finalistas.

publicidade

A agência pediu que o público votasse em suas opções favoritas – que incluíam nomes como ‘Courage’ e ‘Ingenuity’ – enquanto os alunos finalistas discutiam suas ideias com um painel de especialistas da Nasa. Por fim, foi a sugestão de Alexander Mather, aluno da sétima série de Springfield, Virgínia, quem nomeou o novo robô.

publicidade

Como vencedor do concurso, Mather recebeu um convite para acompanhar o lançamento do veículo espacial a bordo de um foguete Atlas V diretamente do Cabo Canaveral, na Flórida. “Somos uma espécie de exploradores e encontraremos muitos contratempos no caminho para Marte”, escreveu o jovem em sua redação. “No entanto, podemos perseverar. Nós, não como nação, mas como seres humanos, não desistiremos”.

De imediato, o Perseverance recebeu uma importante missão: procurar antigos sinais de vida em Marte e aprender mais sobre a história do Planeta Vermelho. Além disso, o rover fará parte de uma ambiciosa missão de duas fases, que pode um dia retornar à Terra com amostras do planeta vizinho. A máquina adiantará o processo de escavação do solo, para que posteriormente outra espaçonave seja capaz de coletar o material e transportá-lo até o nosso planeta. No entanto, isso ainda deve levar muitos anos para que isso aconteça – mas o Perseverance, ao menos, já terá adiantado parte do processo.

publicidade

De acordo com a programação, o Perseverance deve pousar no dia 18 de fevereiro de 2021, na região da Cratera Jezero, um antigo possível delta de um rio, o qual poderia ter abrigado resquícios de vida passada.

publicidade

Caso o rover chegue ao planeta com sucesso, será o segundo robô do tipo em Marte; o Curiosity, outro robô que já se encontra no planeta, explora a Cratera Gale desde 2012. Assim como o Perseverance, seu nome foi escolhido por um concurso semelhante, vencido pela então aluna da sexta série Clara Ma, do Texas, em 2009. 

Via: The Verge