Imagens enviadas por sondas das mais diversas partes do Sistema Solar são sempre interessantes. É a única possibilidade que nós, meros mortais sem dinheiro para pagar uma viagem de turismo espacial, vermos uma paisagem realmente alienígena. Minhas favoritas, em particular, são as fotos de Marte.

Mas dessa vez o Curiosity se superou. O veículo da Nasa capturou e enviou o panorama de maior resolução da superfície do Planeta Vermelho já feito até hoje. A composição de mais de mil imagens tiradas em novembro passado tem 1,8 bilhão de pixels, e 2,43 GB de tamanho (clique por sua própria conta e risco). E é de tirar o fôlego. Panorama de Marte feito pelo rover Curiosity (NASA/JPL-Caltech/MSSS)A foto panorâmica mostra “Glen Torridon”, a região ao lado do Monte Sharp que Curiosity está explorando. A equipe da missão aproveitou o a folga do feriado de Ação de Graças (entre 24 de novembro e 1º de dezembro) para fazer a imagem. Sem ter muito o que fazer enquanto aguardava os pesquisadores retornarem e fornecerem seus próximos comandos, o rover utilizou a câmera de seu braço mecânico para registrar seus arredores do mesmo ponto de vista por vários dias seguidos.

Foram necessárias mais de 6,5 horas diárias, ao longo dos quatro dias, para que o Curiosity capturasse as fotos individuais. “Enquanto muitos em nossa equipe estavam em casa jantando com suas famílias, o Curiosity produziu este banquete para os olhos”, disse Ashwin Vasavada, cientista de projetos do Curiosity no Jet Propulsion Laboratory da NASA, que lidera a missão do rover Curiosity.

publicidade

Via: Nasa