EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Google vem tomando algumas medidas para combater a disseminação de informações falsas sobre o coronavírus Covid-19, como ativar um alerta nas buscas por termos relacionados, destacando informações de fontes confiáveis como a Organização Mundial de Saúde (OMS). E parece que estas medidas estão se estendendo até a Play Store.

O site 9to5Google relata que buscas na loja por termos como “coronavirus” ou “COVID-19” retornam zero resultados, mesmo havendo apps sobre o tema. Entretanto, uma busca por “COVID19” (sem o hífen) retorna os resultados esperados.

publicidade

Reprodução

Ou seja, parece que há um filtro de palavras-chave na loja. Confirmamos o comportamento em um smartphone Android acessando a Play Store em português, com uma diferença: o termo “coronavírus”, com acento agudo, não é filtrado. A grafia em inglês (sem o acento) é. Um leitor do 9to5Google sugere que a medida foi implementada recentemente, e que até esta segunda-feira não havia restrição aos termos mencionados.

publicidade

A medida pode ser parte de uma tentativa de impedir que desenvolvedores inescrupulosos usem os termos para manipular o resultado de buscas e lucrar com o tema. Ou então uma medida de combate à desinformação. Entretanto, como o Google ainda não se posicionou oficialmente sobre o tema, não há como ter certeza.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Google no Brasil para entender o que está acontecendo, e atualizaremos esta nota assim que tivermos uma resposta.

Fonte: 9to5Google