O CUE 4, versão mais nova do robô jogador de basquete da Toyota, fez uma apresentação num jogo profissional da liga japonesa e conseguiu acertar 11 das 25 tentativas de fora do garrafão. Seu antecessor, o CUE 3, é o atual recordista no Guinness por conseguir acertar 2.020 arremessos sem desperdiçar nenhuma chance.

Com mais de dois metros de altura e 91 kg, o robô é capaz de, sozinho, se dirigir até o ponto do arremesso, pegar a bola com a “mão” esquerda e arremessar com a direita. Para isso, os engenheiros da Toyota construíram uma estrutura de fibra de carbono composta por 15 articulações e 23 eixos de motor. A ideia é que CUE 4 se apresente durante as Olimpíadas de Tóquio este ano (se tivermos uma).

Ainda entre os upgrades, o novo robô consegue se inclinar um pouco para a frente – para melhorar seu equilíbrio e permitir que se mova com mais facilidade. Os cabos de força do CUE 3 foram substituídos por um motor pequeno, e a inteligência artificial foi melhorada, dando mais potência ao mecanismo de disparo das bolas.

publicidade

Para acertar os lances, o CUE 4 cria uma imagem 3D da cesta e calcula sua distância relativa, usando sua câmera e um radar. Em seguida, seus algoritmos transformam os dados em instruções para seus motores e sensores de braço, joelho e torso. O robô então ajusta seus motores para arremessar no ângulo certo, com a força correta.

A série CUE foi desenvolvida inicialmente por voluntários da Toyota em seu tempo livre. Começou como um desafio para que os engenheiros sem experiência em inteligência artificial criassem um robô que pudesse demonstrar aprendizado de máquina por meio de inteligência humana. Agora, com a proximidade dos Jogos Olímpicos 2020, o desenvolvimento do robô faz parte oficialmente do trabalho da equipe da montadora.

Via: Yahoo/MSN