Um estudo divulgado nesta sexta-feira (6) mostrou que a alface cultivada na Estação Espacial Internacional, ainda que crescida sob baixa gravidade e alta radiação, é segura e pode servir de refeição para os astronautas, assim como as comidas higienizadas, liofilizadas e pré-embaladas que eles já consomem.

Além de segura, a alface espacial é tão nutritiva quanto a plantada na Terra. “O tecido vegetal cultivado no espaço tendia a ser mais rico em elementos como potássio, sódio, fósforo, enxofre e zinco, bem como em fenólicos, moléculas com atividade antiviral, anticâncer e anti-inflamatória comprovada”, explicou Mischa Dijkstra, escritor da revista acadêmica Frontiers Science, na qual foi publicada o estudo.

Para plantar a alface, os astronautas utilizaram o sistema Veggie, uma estufa de microgravidade que chegou à Estação Espacial em 2014 e que, em 2015, já havia proporcionado alface roxa para os tripulantes. Na época, as folhas também passaram por testes na Terra e só foram ingeridas após uma limpeza desinfetante.

Sem passar fome

publicidade

A informação de que alimentos frescos e nutritivos podem ser cultivados no espaço é uma ótima notícia para integrantes de missões de longo prazo, como os que irão à Lua ou a Marte. “A capacidade de cultivar alimentos em um sistema sustentável que seja seguro para o consumo da tripulação se tornará crítica à medida que a Nasa avançar para missões mais longas. As folhas verdes do tipo salada podem ser cultivadas e consumidas frescas, com poucos recursos”, afirmou Christina Khodadad, coautora do estudo.

Segundo Gioia Massa, também coautora do estudo, testes futuros estudarão outros tipos de culturas frondosas, bem como pequenas frutas como pimenta e tomate, para ajudar a fornecer produtos frescos suplementares para a dieta dos astronautas.

Com o experimento que imprimiu carnes 3D no ano passado, não vai demorar até que a Estação Espacial comece a montar verdadeiras saladas Caesar. 

 

Via: CNet