Mais uma grande conferência é cancelada pelo coronavírus. Desta vez, a vítima foi o South By Southwest, mais conhecido pela sigla SXSW, que seria realizado na cidade de Austin, no estado do Texas entre 13 e 22 de março com previsão de público alcançando as 400 mil pessoas. Ainda existe a possibilidade de que o evento seja reagendado para um outro momento ainda não definido.

Steve Adler, prefeito de Austin, anunciou a decisão nesta sexta-feira (6), afirmando ter se baseado nas recomendações de autoridades de saúde pública. Ele declarou um desastre local na cidade e, ao mesmo tempo, anunciou uma ordem para cancelar o SXSW.

Em comunicado, o SXSW afirmou que respeitará a ordem do prefeito para cancelamento. “Estamos explorando opções para reagendar o evento e trabalhando para proporcionar uma experiência online de um SXSW virtual o quanto antes para os participantes de 2020, começando pelo SXSW EDU”, diz o texto.

É interessante notar, no entanto, que há apenas três dias Steve Adler havia declarado que não tinha intenção de cancelar o festival. “Neste momento, não há evidências de que cancelar o SXSW nos deixará mais seguros”, ele havia dito na terça-feira.

publicidade

A organização orienta àqueles que pretendiam participar do evento a aguardar, pois serão contatados em breve com mais detalhes. Também será publicado um FAQ que deve responder às principais dúvidas do público. Ainda não se sabe se o dinheiro gasto com ingressos e patrocínio será devolvido.

O SXSW se tornou um dos eventos mais importantes do calendário de tecnologia, contando com várias palestras e discussões sobre os rumos do mercado. O festival também se estende para outras áreas, reunindo também a indústria musical e a midiática.