Com o passar do tempo, além do aumento nos casos confirmados do coronavírus, há um crescimento na preocupação e na cautela das pessoas. Levando isso em conta, Abdu Sharkawy, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Toronto, alerta que as reações exageradas dos indivíduos podem causar mais danos que a própria doença.

Em uma postagem em sua página do Facebook, o especialista escreve que a doença é realmente perigosa, mas que as medidas tomadas para sua contenção se mostraram piores em alguns casos.

“Não tenho medo do Covid-19”, escreveu Sharkawy. “O que me assusta é a perda de razão e a onda de medo que induziu as massas da sociedade a uma espiral fascinante de pânico, armazenando quantidades obscenas de qualquer coisa que possa preencher um abrigo antiaéreo em um mundo pós-apocalíptico”.

Sharkway parece se referir à preparação generalizada dos habitantes de países como os EUA e o Reino Unido, onde muitas lojas se viram sem estoque de itens como papel higiênico e desinfetante para as mãos.

publicidade

O especialista continua: “Tenho medo das máscaras N95 que são roubadas de hospitais e clínicas de atendimento de urgência, onde elas são realmente necessárias para profissionais de saúde. Estou com medo de que nossos hospitais fiquem sobrecarregados com qualquer um que pense que deva ser testado mesmo que não apresente sintomas”.

Reprodução

Medidas governamentais

Além de tecer críticas às ações de nível individual, Sharkawy alerta para as medidas excessivamente zelosas dos governos, como restringir viagens e comércio, o que atrapalharia a vida das pessoas e o crescimento econômico de diversas áreas.

Aeroportos foram fechados e viagens internacionais proibidas para os países mais afetados pelo surto. Além disso, pessoas que viajaram recentemente e estiveram em áreas de risco estão sendo acompanhadas de perto.

Embora o coronavírus tenha um impacto sobre idosos e pessoas que têm sistema imunológico deficiente, Sharkawy afirma “que o próprio vírus não causará muito dano quando chegar”. E completa: “Mas nossos próprios comportamentos e atitudes de ‘lutar por si mesmo acima de tudo’ podem ser desastrosos”.

O pensamento de Sharkawy é quase o mesmo de Elon Musk. Na sexta-feira (6), o bilionário declarou que o pânico gerado acerca da ameaça do novo coronavírus é “estúpido”. A declaração não passou batida e revoltou alguns internautas.

Via: ScienceAlert