A nova linha de aparelhos da linha Galaxy S chegou ao Brasil neste mês de março, como é de costume da marca. Ainda seguindo a sua tradição, é claro, a Samsung investiu em diversas novidades para o S20, que vão desde mudanças nas câmeras até trazer o suporte ao 5G, que infelizmente deve demorar até podermos utilizar no Brasil.

O Olhar Digital teve a chance de testar o melhor aparelho desta linha, o Galaxy S20 Ultra 5G, que apesar do nome, pode ser utilizado com conexões 4G sem qualquer problema aqui no Brasil. A seguir, confira em nossa análise o que nós achamos do Galaxy S20 Ultra 5G.

Design, acabamento e tela

O Galaxy S20 Ultra 5G é um aparelho bem elegante e bonito, mas não é pequeno e nem mesmo leve, tendo aproximadamente 220 gramas. A exemplo do que ocorre na linha Galaxy S há bastante tempo, o celular conta com um acabamento de vidro para a parte frontal e traseira trazendo a proteção do Gorilla Glass 6 contra trincos e arranhões para elas, além de ter a certificação IP68, que o torna resistente a água e a poeira.

Reprodução

publicidade

Apesar de não ser tão leve, a tela do aparelho possui um ótimo aproveitamento de seu espaço contando com bordas mínimas e arredondadas ao estilo “edge”. O seu display é do tipo Dynamic AMOLED 2X, tem 6,9 polegadas e conta com a resolução de 3200 x 1440 pixels (WQHD+) na proporção 20:9.

Reprodução

Aqui, uma das principais novidades do aparelho, vai pela possibilidade de ele utilizar a frequência de 120 Hz, que garante uma maior fluidez em movimentos na tela, jogos etc. Utilizar essa frequência, é claro, acaba gastando um pouco mais de bateria, mas não foi nada de demais, ao menos nos testes que efetuamos. Também é preciso dizer que, para fazer o uso dos 120 Hz, a tela deverá ficar na resolução Full HD+, um preço justo a ser pago.

A tela do Galaxy S20 Ultra 5G apresenta cores bem vivas pela sua configuração padrão e traz um nível de brilho excelente, que já estamos acostumados a ver em aparelhos desta série. Algo que também deve agradar os usuários preocupados com a sua vista, é que agora, o Galaxy S20 Ultra 5G conta uma opção para controlar o nível de tom de branco em seu próprio menu.

Confira os preços da linha Galaxy S20 no Brasil

Mesmo sendo bem confortável de ser segurado, devido ao seu tamanho, quem gosta de utilizar o celular com apenas uma mão poderá sentir certa dificuldade para alcançar alguns elementos em sua tela. Também, é preciso lembrar que, devido ao seu tamanho, o Galaxy S20 Ultra 5G chama a atenção, por exemplo, ao ser colocado no bolso de uma calça.

Reprodução

Ainda no display, além do leitor de impressões digitais integrado a ele, também está a sua câmera frontal, que fica posicionada no meio da tela em sua parte superior. Ela acaba sendo bem discreta e é uma boa decisão por parte da Samsung, que deixa o display com um maior aproveitamento de tela. Quanto ao tempo de resposta do leitor de impressões digitais, é preciso dizer que vimos um bom avanço aqui ao comparar o aparelho com o Galaxy S10+, um de seus antecessores e o primeiro a trazer esta tecnologia na série.

O Olhar Digital teve o acesso ao aparelho na cor cinza cósmica e devemos dizer que ele é bem elegante e bonito, mas é verdade que essa cor não acaba chamando tanto a atenção como o que foi visto na série Galaxy S10, que abusava do reflexo das luzes dos ambientes. As câmeras traseiras do aparelho também não contribuem muito para o seu visual, já que ocupam um bom espaço de seu corpo e são bem saltadas, o que nos fez querer utilizar a capinha disponibilizada para evitar riscos nas lentes ao deixá-lo em uma superfície qualquer.

Reprodução

Ainda em relação aos detalhes do corpo do aparelho, o Galaxy S20 Ultra 5G traz apenas o botões clássicos de volume e o Power, que serve para ligar o aparelho, mas que precisa ser configurado para desligá-lo, uma vez que por padrão, ele só serve para chamar a Bixby, a assistente virtual da Samsung. Também seguindo uma tendência de mercado, a Samsung optou por remover a entrada P2 para fones de ouvido.

Especificações, desempenho e bateria

Para o mercado brasileiro, o Galaxy S20 Ultra 5G traz o processador Octa-Core Exynos 990, GPU Mali G77 MP11, 12 ou 16 GB de memória RAM e 128, 256 ou 512 GB de espaço para armazenamento expansível via cartão microSD. Com essa configuração, é claro, em nossos testes nós utilizamos apps e jogos pesados para testá-lo.

Um bom exemplo de performance é no jogo Trials Frontier, que conta com o suporte oficial a frequência de 120 Hz e roda de forma bem fluída. Outro jogo bem popular, o Fortnite, não reconheceu o Galaxy S20 Ultra 5G como um aparelho oficialmente compatível, mas também rodou bem só que sem poder utilizar as configurações no máximo.

Reprodução

Com os aplicativos, contando com esta quantidade generosa de memória, nós não enfrentamos nenhuma dificuldade para fazer tarefas como navegar, escutar música ou assistir a vídeos. Inclusive, deixar vários apps abertos ao mesmo tempo também não mudou a experiência, que foi ótima e vale ressaltar que o Galaxy S20 Ultra 5G esquenta bem pouco.

Já nos testes de benchmark, o Galaxy S20 Ultra 5G também não decepcionou e alcançou a primeira posição no ranking do AnTuTu com 508.860 pontos. Já no Geekbench o aparelho alcançou a respeitável pontuação de 887 pontos para processamento Single-Core e 2.720 para o Multi-Core.

Em relação a bateria, eu preciso dizer que o Galaxy S20 Ultra 5G acabou impressionando bastante. Tendo 5.000 mAh, um número bem alto, a bateria do celular foi o suficiente para utilizá-lo por mais de um dia longe da tomada, mesmo usando recursos como a câmera. Como um parâmetro, ao deixar o celular com a carga completa e ter utilizado ele durante uma tarde, sendo 2 horas de câmera, a bateria do aparelho ainda ficou com 45 por cento de carga, o que consideramos bem positivo.

Apesar desse ponto positivo, é preciso dizer que usar a frequência de 120Hz faz com que a bateria se esgote mais rapidamente. Entretanto, ressalto que nos meus testes, mesmo ao utilizar essa frequência, apesar da bateria ter se descarregado mais rápido, eu pude utilizar o aparelho sem problemas durante um dia de uso moderado.

Outro ponto que impressiona no Galaxy S20 Ultra 5G também é o seu carregamento rápido, que é de 45 W. Mesmo tendo uma bateria de grande capacidade, uma recarga completa leva um pouco menos de uma hora para ser feita, o que mostra uma evolução deste quesito cada vez mais importante.

Câmera e fotos

A exemplo do ano anterior, mais uma vez a Samsung aumentou o número de câmeras presente em seu aparelho. Assim, essas são as lentes do Galaxy S20 Ultra 5G:

  • Uma lente principal wide de 108 megapixels com abertura f/1.8;
  • Uma lente telegráfica de 48 megapixels com abertura f/3.5;
  • Uma lente de 12 megapixels com abertura f/2.2;
  • Um sensor TOF 3D com 0.3 megapixels e abertura f/1.0.

Contando com um software bem simples de ser manuseado, mas repleto de funções, o Galaxy S20 Ultra 5G impressiona em suas imagens atingindo um nível de detalhes realmente impressionante nelas, principalmente quando utilizado em ambientes abertos e com iluminação natural. Confira algumas fotos tiradas com ele logo abaixo:

Reprodução

Foto em ambiente aberto

Reprodução

Segunda foto em ambiente aberto

Reprodução

Foto em ambiente fechado

Apesar do resultado bonito que foi visto acima, em nosso teste, a câmera do celular apresentou algumas pequenas inconsistências, principalmente ao ser utilizada em ambientes fechados e com menos iluminação ou com uma iluminação artificial.

Assim algumas fotos que deveriam na teoria sair bem, nem sempre ficaram com a qualidade máxima que sabemos que o aparelho pode fornecer. Já outro problema visto e que incomodou um pouco mais foi no foco automático do celular, que se perdeu tentando capturar outro elemento que não o principal na hora de uma foto.

Esses detalhes, é claro, podem ser corrigidos com alguma atualização de software. De toda forma, vale lembrar que o Olhar Digital testou o aparelho já com um firmware atualizado, que em seu changelog dizia ter realizado melhorias na questão de estabilidade da câmera.

Quem também impressiona por aqui é o modo noturno. A função que pela primeira vez apareceu no Galaxy S10 mostra que também evoluiu bem e consegue mostrar as cores dos elementos de verdade em uma situação normal. A exemplo do que foi visto nas fotos mais comuns, o nível de detalhes mantido nesse tipo de imagem, o que não é fácil de ver em outros celulares.

Reprodução

Foto sem modo noturno

Reprodução

Foto com modo noturno

Já uma função nova na câmera do Galaxy S20 é a chamada Tomada única, que a partir de um pequeno clipe gravado por você, seleciona os melhores momentos de forma automática. Ela até funciona bem, mas na prática não traz tanta utilidade.

Para a gravação de vídeos, outra novidade do Galaxy S20 Ultra 5G é a possibilidade de capturá-los na resolução 8K. Aqui, a gravação funciona muito bem, mas na reprodução dos vídeos nós notamos alguns pequenos rastros ou atrasos, lembrando que eles ficam a 24 quadros por segundo e foram reproduzidos apenas no celular.

As selfies do novo Galaxy também são mais um grande ponto a favor do aparelho, que agora tem apenas uma câmera frontal de 40 megapixels com abertura f/2.2. Honestamente, as selfies tiradas com ela foram uma das melhores já testadas até hoje pelo Olhar Digital apresentando um bom equilíbrio de brilho e contraste e a exemplo das fotos tiradas com a câmera traseira, mais uma vez, o nível de detalhes impressiona.

Reprodução

Selfie

Inclusive, mais um ponto positivo da câmera frontal, é que ela também pode fazer uso dos principais modos que vimos na câmera traseira, como o modo noturno e o foco dinâmico para fotos do tipo retrato com uma seleção respeitável de filtros.

Reprodução

Selfie com foco dinâmico

O sistema e algumas novidades

Para a questão do sistema, o Galaxy S20 Ultra 5G vem com o Android 10 por padrão e traz a interface da One UI, que acaba sendo parecida com o Android puro. De forma geral, aqui são vistas poucas mudanças, mas algumas são interessantes, como a possibilidade de fixar um aplicativo no gerenciador de tarefas para que ele seja aberto mais rapidamente em uma próxima utilização do aparelho.

Já quem ganha o destaque mesmo é a Bixby, que finalmente conta com o suporte ao português. Na primeira utilização dela, devo admitir, encontrei alguns bugs e certas funções não funcionaram como o esperado. Por exemplo, ao pedir para tirar uma selfie, a Bixby utilizava as câmeras traseiras do celular para a foto. Entretanto, no dia seguinte, sem realizar qualquer atualização, comandos que não haviam funcionado passaram a atender corretamente minhas solicitações.

De forma geral, ela traz algumas funções úteis, principalmente no que diz respeito a interagir com os próprios apps da Samsung. Entretanto, fora deles, ela ainda se mostra limitada e funciona com poucos apps de terceiros, mas traz funções interessantes como calcular quanto sairia uma corrida com o Uber.
Quem preferir, é claro, ainda poderá continuar fazendo o uso do Google Assistente, que funciona sem problemas ao lado da Bixby. Em relação ao número de apps pré-instalados, além dos aplicativos padrões da Samsung, o aparelho traz o Facebook, Spotify, Netflix e o Office pré-instalados.

Conclusão

O Galaxy S20 Ultra 5G mostra que a Samsung investiu bastante em novidades para uma de suas linhas premium deste ano. É possível afirmar que ela praticamente manteve os principais destaques da linha S10 e ainda melhorou em diversos aspectos, como por exemplo, na sua bateria, que tem uma autonomia de respeito.

Na questão de performance o aparelho realmente é muito rápido e deverá atender a necessidade de qualquer pessoa mais exigente. Nossa única ressalva fica mesmo no acabamento, que não é tão bonito quanto o do ano passado e para os pequenos problemas de inconsistência que tivemos na câmera, mas que podem ser solucionados com alguma atualização de software.