Ao navegar na internet é necessário tomar uma série de cuidados caso você não queira ter os seus dados expostos nela, uma tarefa que até pode ser considerada bem difícil nos tempos atuais. Uma empresa que sempre está em foco nesse assunto é o Facebook, que até mesmo quando não está aberto no seu browser ainda é capaz de monitorar algumas ações suas na internet, principalmente em páginas que tenham botões para interagir com ele, como o “compartilhar”, “gostar” ou até um simples campo de comentários.

Já quem anda trabalhando em ferramentas para ter mais privacidade na internet é a Mozilla com o navegador Firefox, que agora conta com uma extensão para dificultar a tarefa de sites acessarem informações suas a partir do Facebook. A seguir, veja como usar a extensão do Firefox que impede que o Facebook de lhe monitorar na internet.

Importante

Apesar de a Mozilla estar incentivando o uso desta extensão no Firefox até mesmo em sua mensagem inicial após atualizá-lo para a última versão, ela não acompanha o navegador. Assim, quem quiser fazer uso dela precisará baixar este complemento.

Como usar a extensão do Firefox para que o Facebook lhe monitore menos

O processo para utilizar a extensão é bem simples de ser realizado, mas pode ser necessário fazer algumas configurações nela para que tudo funcione corretamente. Confira o passo a passo:

publicidade

1. Abra o navegador Firefox e atualize ele para a versão 74. Caso não tenha ele instalado, realize o download do mesmo por seu site oficial;

Reprodução

2. Acesse o link da extensão Facebook Container;

3. Na página aberta, clique em “+ Adicionar ao Firefox”;

Reprodução

4. Na mensagem que surge, clique em “Adicionar”.

Reprodução

A partir deste momento, ao lado da barra de endereços do browser você verá o ícone de uma cerca, que indica quando algum rastreador do Facebook está em ação ou não.

Reprodução

Caso algum site não esteja funcionando de maneira adequada após a instalação do complemento, tudo o que você precisa fazer é clicar nele e usar a opção “Permitir site no Facebook Container”. Desta forma, você permitirá que o Facebook funcione do jeito convencional na página, que pode acabar lhe monitorando.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar a ferramenta oficial do Firefox para ser menos monitorado pelo Facebook ao navegar na internet. Apesar do foco principal da extensão ser o Facebook, ela também bloqueia o monitoramento de outras redes sociais dele, como o Instagram.