Em uma conferência dedicada ao 5G, o presidente de marketing da Huawei, Yang Tao, mostrou como a nova tecnologia trará benefícios e inteligência para a manufatura industrial, e falou também sobre a expansão do 5G no mundo.

Segundo Tao, a China estava no mesmo patamar dos outros países na era do 4G, mas ele afirmou que o país deve estar em uma posição de liderança na era do 5G.

Atualmente, existem entre 60 e 70 redes comerciais de 5G no mundo. O número deve chegar a 170 até o fim deste ano. O desenvolvimento da tecnologia caminha cada vez mais rápido, assim como sua base de usuários. Espera-se que, em apenas três anos, o número de usuários de 5G chegue a 500 milhões.

Reprodução

publicidade

Em relação aos chips da nova geração, Yang Tao apontou que muitas empresas, como Huawei, Samsung, Qualcomm, MediaTek e Ziguang, já começaram a providenciar chips 5G em larga escala. No segmento de smartphones, existem cerca de 40 modelos de aparelhos 5G no mundo; 30 deles disponíveis no mercado chinês.

O executivo também falou sobre o papel do 5G na indústria 4.0. Ele ressaltou que a tecnologia está totalmente combinada com a nuvem. Portanto, conectividade completa e inteligência podem resultar em fábricas inteligentes sem fio. Segundo Tao, o cenário principal para uso do 5G em uma fábrica conectada é com o uso de análise de vídeos e transmissão de dados; seguidos pelo controle e colaboração entre robôs

Via: GizChina