EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Com o país de quarentena, com movimentação restrita e escolas e empresas fechadas, os italianos estão recorrendo à Internet para trabalhar, se comunicar e passar o tempo. E isso está causando um aumento significativo no tráfego de dados nas redes da região.

Segundo a Telecom Itália (que no Brasil é dona da TIM), a quantidade de dados circulando por suas redes aumentou em mais de dois terços na última semana. E boa parte deste tráfego é relacionado a jogos populares.

publicidade

“Relatamos um aumento de mais de 70% no tráfego de internet de nossa rede terrestre, com uma grande contribuição de jogos online como Fortnite”, disse Luigi Gubitosi, CEO da operadora, durante uma teleconferência com analistas de mercado.

Nesta quinta-feira houve um aumento no número de consumidores reclamando de problemas de conexão, que aparentemente foram solucionados ao fim do dia. Em uma declaração por e-mail à Bloomberg, a empresa afirmou que sua rede “está funcionando perfeitamente”, apesar do alto tráfego, e que o problema afetou apenas “algumas aplicações”, devido a uma falha em redes internacionais.

publicidade

Enquanto os italianos se divertem, os Suecos parecem mais preocupados em continuar trabalhando. A operadora Telia relatou um aumento de 2,7% no tráfego durante fevereiro, e espera um aumento maior ainda em março. Muito deste aumento está relacionado a sistemas de videoconferência.

“Muitos dos principais participantes do mercado de videoconferência pediram por upgrades na largura de banda nos últimos 10 dias. Alguns estão pedindo por um aumento de 5 vezes”, disse o vice-presidente da Telia, Mattias Fridstroem. “Se ninguém puder voar, eles vão precisar de uma grande quantidade de banda adicional”.

Fonte: Bloomberg