A Microsoft anunciou em seu blog para desenvolvedores que a segunda versão do Windows Subsystem for Linux (WSL 2) estará disponível a todos os usuários do Windows 10 em breve, como parte da versão 2004 do sistema operacional.

Inicialmente será necessário instalar o kernel Linux manualmente, mas segundo a Microsoft uma atualização posterior do sistema irá simplificar o processo e permitir que o kernel Linux seja instalado e atualizado junto com outros componentes do Windows, via Windows Update.

O WSL permite rodar programas desenvolvidos para Linux dentro do Windows, com menor necessidade de recursos em comparação ao uso de uma máquina virtual completa. O sistema foi criado para desenvolvedores, especialmente os de serviços web, que usam o Windows 10 em suas máquinas de trabalho, mas precisam implantar seu software em um ambiente Linux, algo comum.

publicidade

A versão atual do WSL usa uma “interface” para traduzir as chamadas de sistema do Linux para equivalentes no Windows, permitindo a execução dos programas. No WSL 2 essa técnica foi substituída por um kernel Linux completo, rodando em um ambiente virtualizado, o que segundo a Microsoft deve aumentar a compatibilidade.

Fonte: Microsoft