Nesta segunda-feira (16), a Microsoft revelou as especificações completas do seu próximo console, o Xbox Series X. O videogame possui suporte para armazenamento removível e carregamento dos jogos muito mais rápidos. A empresa vai usar CPU AMD Zen 2 personalizada com oito núcleos com 3,8 GHz, cada, uma GPU AMD RNDA 2 personalizada com 12 teraflops e 52 unidades de computação com 1,825 GHz, cada. Tudo isso é baseado em um processador de 7 nm e inclui 16 GB de RAM com uma unidade de armazenamento SSD personalizada de 1 TB.

A Microsoft também está usando duas placas-mãe no novo Xbox, e seu resfriamento é feito através de ar puxado pela parte inferior e empurrado para parte superior, por uma ventoinha. A memória de 16 GB do console será usada das seguintes maneiras: 10GB será reservada para memória otimizada da GPU rápida, 3,5 GB para memória padrão e os 2,5 GB restantes para o sistema operacional. Além disso, há a capacidade de expandir o armazenamento em até 1 TB com suporte para HDD externo USB 3.2 e uma unidade de Blu-ray 4K.

Um grande destaque revelado é o desempenho no tempo de carregamento dos jogos. Na demonstração do vídeo acima é possível ver que o jogo State of Decay leva 40 segundos a menos para carregar, em comparação com o Xbox One X. A Microsoft está usando o chamado “Xbox Velocity Architecture” para melhorar a integração entre hardware e software para streaming de ativos no jogo. O resultado vai ser visto principalmente em jogos em mundo aberto, onde é possível usar esse sistema para criar ambientes mais fiéis e dinâmicos.

publicidade

A gigante tecnológica também está desenvolvendo alguns aspectos de traçado de raios, o que vai permitir mudanças de iluminação mais realistas nos jogos. Além disso, está otimizando o Gears 5, com texturas de alta resolução, neblina e contagem de partículas, rodando a 60 fps em 4K.

O Xbox Series X vai suportar jogos 8K e taxas de quadros de até 120 fps. “A equipe também trabalhou com os principais fabricantes de TV do setor nos últimos dois anos para garantir que o ecossistema de telas esteja pronto para os recursos que vêm com o Xbox Series X”, destacou Will Tuttle, funcionário da Microsoft. Essas medidas pretendem reduzir a latência de quando o usuário pressionar um botão até a ação do personagem.

Já o controle, possui entrada USB-C, utiliza pilhas AA e suporta Bluetooth Low Energy. Também vai possuir um botão de compartilhamento para enviar fotos e vídeos para amigos. Os atuais modelos de controles também vão funcionar normalmente no novo console.

Todas essas informações divulgadas hoje fazem parte do plano da Microsoft de detalhar completamente o console para desenvolvedores no fim da semana. Detalhes sobre jogos devem ser divulgados apenas em junho.

Via: The Verge