Aparentemente, dezenas de aplicativos do iOS 13, atual versão do sistema operacional do iPhone, adotam uma prática bastante invasiva: eles leem os dados que estão no “copiar e colar” do smartphone, sem o consentimento dos usuários.
À primeira vista, essa prática pode não representar nada, já que muitas pessoas usam o recurso apenas para copiar mensagens ou informações comuns. O problema está em alguns usuários específicos que usam a funcionalidade para copiar números de cartão de crédito, senhas e outros dados confidenciais.
A descoberta aponta que diversos serviços, de vários setores, verificam o conteúdo presente no “copia/ cola” – também conhecido como área de transferência. Dentre os encontrados estão o TikTok, Fruit Ninja, Plants vs. Zombies Heroes, Reuters e The Wall Street Journal.
Toda vez que um desses apps é aberto, ele visualiza o que está copiado, mesmo que não forneça a opção de colar esse conteúdo.
Esse recurso é uma possibilidade fornecida pelo sistema operacional, que permite transferir informações de um aplicativo para outro. Ele seria usado apenas em casos específicos, caso contrário, é uma clara violação de privacidade.
Para agravar mais a situação, caso o usuário possua a opção de “área de transferência universal”, esses softwares poderão ler automaticamente os dados que estão copiados em um computador Mac, por exemplo.
Veja a lista completa de aplicativos que espionam o que está no seu copia/cola:
Notícias
Jogos
Redes Sociais
Variados
Via: GizChina
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de março de 2020 19:01