A qualquer momento que você usa seu smartphone em um local público – especialmente no transporte público – está sujeito a isso: um curioso olhar tudo que está na sua tela por cima do seu ombro. Quando não você é a pessoa que faz isso, tentando disfarçar. A privacidade online tem que ser uma preocupação de todos os usuários, mas a privacidade offline também é importante.

De acordo com o site Techxplore, a Apple está de olho neste problema. A empresa da maçã entrou com um pedido de patente de uma tecnologia que distingue entre usuários e espectadores indesejados e desfoca o conteúdo da tela para os curiosos de plantão.

Chamado de “Gaze-dependent display encryption”, (criptografia de exibição dependente do olhar) o recurso utilizaria reconhecimento facial para determinar quem é o proprietário do dispositivo, e o rastreamento ocular para determinar qual segmento da tela dono do aparelho está vendo no momento. Quando outros rostos aparecerem, diretamente na frente do dispositivo ou em segundo plano, a criptografia do olhar é ativada.

Nas regiões da tela que serão ocultadas, texto ou a imagem serão embaralhados o suficiente para serem indecifráveis. Troca de letras, alteração de cores e distorção da imagem estão entre os recursos. A tecnologia seria aplicada inicialmente a iPads, iPhones e computadores.

publicidade

Como de costume com qualquer pedido de patente, não é possível dizer se a Apple irá implementar a tecnologia anti-bisbilhoteiro ou não. É bem comum que algumas patentes que nunca vejam a luz do dia.

Via: Techxplore