Seguindo os passos da Microsoft em revelar o próximo console, na tarde desta quarta-feira (18), a Sony anunciou as especificações do PlayStation 5. A revelação foi feita por Mike Cerny, arquiteto-chefe por trás do aparelho. 

O novo console terá uma CPU AMD Zen 2 de oito núcleos com clock de 3,5 GHz e uma GPU personalizada usando a tecnologia RDNA 2 da AMD, que oferece 10,28 teraflops de potência. Além disso, a empresa promete 16 GB de memória RAM GDDR6 e um SSD personalizado de 825 GB. 

De acordo com a Sony, a adoção de um SSD, aliado ao hardware do aparelho, fará com que o tempo de loading em jogos seja diminuído para quase zero, além de reduzir significativamente o tempo de carregamento em recursos de “viagem rápida” presentes em games de mundo aberto. No ano passado, a companhia demonstrou o PlayStation 5 ao lado do console anterior em um teste do game Marvel’s Spider Man.

Reprodução

publicidade

No entanto, o console não vai se limitar ao SSD que vem de fábrica. O videogame terá uma entrada NVMe SSD para armazenamento expansível. Ao contrário do novo Xbox, será um slot padrão, não sendo necessária uma unidade específica de encaixe. 

Ao contrário do que se especulava, o PlayStation 5 terá uma unidade de Blu-ray 4K e oferecerá a instalação dos games no SSD – assim como o PlayStation 4. Além disso, a retrocompatibilidade foi anunciada, no entanto, não da forma como esperamos. Cerny informou compatibilidade total com os jogos de PlayStation 4, mas não comentou nada sobre os videogames anteriores. 

Configurações adicionais

Por fim, algumas das configurações adicionais anunciadas. A primeira delas é o sistema de ray tracing, que simula a trajetória da luz ao incidir em objetos. Isso faz com que as imagens renderizadas tenham mais detalhes. O outro recurso está ligado ao som. A Sony garante uma experiência de som única, com uma tecnologia de áudio 3D. 

Muitos esperavam a revelação da aparência do aparelho e, uma das coisas mais importantes, o preço. Porém, nada disso foi mostrado. Aparentemente, o evento tinha como foco os desenvolvedores, devido às informações muito técnicas reveladas por Mike Cerny. Teremos de esperar um pouco mais para ver o design final do console. 

Mesmo com os problemas ocorrendo no mundo todo em relação ao coronavírus, a Sony informa que a previsão de lançamento do console continua marcada para o fim de 2020, ainda com data indefinida.