O Olhar Digital é hoje o principal veículo de comunicação brasileiro dedicado à cobertura de ciência e tecnologia. A partir de nosso portal, de nossas redes sociais e de nossas parcerias com outros grandes veículos de comunicação, alcançamos milhões de brasileiros todos os dias com nossos conteúdos em texto, em vídeo e em áudio.

Nesse momento de crise global provocada pela pandemia de Covid-19, nossa cobertura se alinhou a outros órgãos da grande imprensa, ao dar ênfase aos fatos relacionados ao surto mundial do novo coronavírus. Como jornalistas, temos o dever de levar a nossos internautas, leitores e ouvintes a melhor informação a respeito dessa crise. De nossa parte, evidentemente, estamos sempre em busca da intersecção entre tecnologia, ciência e saúde. Afinal, tecnologia e ciência são nossas melhores esperanças de encontrar uma solução para o problema atual. Há 15 anos cobrimos diariamente esses dois segmentos da atividade humana, que são os principais motores da civilização moderna.

Jornalistas de todos os setores estão, neste momento, comprometidos na cobertura da pandemia global. E, nossa equipe, formada por jornalistas especializados na cobertura de ciência e tecnologia, não poderia se furtar a esse dever; sempre com a responsabilidade que nos cabe de informar conscientes de que o momento não é de alimentar o medo e o pânico, mas de conscientizar a população de que devemos nos unir para vencer esta etapa.

Um dever que é sempre difícil: para levar a melhor informação a nosso público, nossos profissionais estão mais expostos aos riscos de contaminação. Porém, como em outros momentos de grandes crises, três setores sempre se veem na linha de frente: o pessoal de segurança, de saúde, e os profissionais de imprensa.

Finalmente, fica o agradecimento ao nosso público, que sempre confiou – e sempre poderá confiar – no Olhar Digital para levar até vocês a melhor, mais equilibrada e isenta informação.

Cesar Schaeffer | editor-chefe