O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu a Food And Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos equivalente à Anvisa no Brasil, que flexibilize as normas de aprovação da droga Cloroquina para o tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19).

Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o chefe do executivo americano afirmou que testes conduzidos com o medicamento na China apontam resultados positivos no combate à doença.

“Temos que eliminar todas as barreiras desnecessárias e vamos ter o desenvolvimento rápido de um tratamento efetivo e seguro; e acho que nós temos boas respostas.”, disse Trump. 

Apesar disso, não há evidências suficientes da eficácia do antiviral. A droga, que também é usada para tratar a Malária, costuma ser segura e apresenta efeitos colaterais como náusea, vômito, diarreia e problemas de visão. No entanto, embora já tenha sido aplicada em pacientes com o novo coronavírus, o remédio ainda carece de testes clínicos em larga escala.

publicidade

Na mesma conferência, o comissário da FDA, Stephen Hahn, reconheceu a necessidade de uma resposta rápida à pandemia, mas alertou Trump que a organização possui o dever de garantir que os produtos sejam seguros. “Nós precisamos ter certeza que no meio desse tanto de novos tratamentos vamos ter a droga certa, com a dosagem certa”, afirmou Hans. 

Contrariando o presidente, Hans disse que a organização pretende realizar extensos testes clínicos para colher mais informações. “Nas próximas duas semanas, vamos mostrar que estamos realmente trabalhando duro para acelerar [esse processo] … e tudo isso será uma ponte para outras terapias que vão levar de três e seis meses para serem desenvolvidas”.

A Cloriquina é uma droga antiga e foi descoberta em 1934. O remédio é disponibilizado na versão genérica com preço estimado nos Estados Unidos de US$ 5,30 (R$ 16,50 em conversão direta) por dose aplicada. O custo baixo faz da droga ainda mais favorita para o tratamento do novo coronavírus.

Atualmente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que 200 medicamentos possivelmente eficazes no tratamento da Covid-19 estão em análise.

Fonte: CNN