Para os que utilizam dispositivos Huawei, o maior problema, no momento, é a falta de acesso à Google Play Store. Pensando em como contornar esse empecilho, a chinesa está testando o AppSearch, uma espécie de portal para que os usuários tenham acesso a todos os aplicativos disponíveis para Android, mas sem acesso direto.

Ainda que os mais de 400 milhões de usuários da AppGallery façam protestos diários para ter acesso a aplicativos populares, a Huawei depende dos desenvolvedores para disponibilizar os softwares em sua plataforma – e essa missão não será fácil.

Enquanto a chinesa não consegue se entender com todos os desenvolvedores do ocidente, o AppSearch será uma ponte para fornecer um serviço mais completo a seus clientes.

Através da ponte, os usuários conseguem baixar a maioria dos aplicativos populares de fontes como APKMirror, Amazon Store, Aptoide, ApkPure e até de sites oficiais dos desenvolvedores.

publicidade

A Huawei frisou que não está hospedando nenhum conteúdo direto para evitar problemas com licenciamento e bloqueio. Sendo assim, o AppSearch é apenas um portal para o download de aplicativos que ainda não foram desenvolvidos especificamente para o HarmonyOS, novo sistema operacional dos dispositivos Huawei.

A comunidade XDA Developers examinou o arquivo do AppSearch e descobriu que haverá links regionais para aplicativos na Áustria, Canadá, China, Chipre, República Tcheca, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Holanda, Suécia, Reino Unido Reino Unido e, inclusive, nos Estados Unidos.

Em breve, o AppSearch deve ser disponibilizado na AppGallery como um aplicativo complementar à própria loja de aplicativos. 

 

Via: 9to5Google/Xataka