A pandemia de Covid-19 nos leva a reconsiderar gestos e atividades do nosso dia a dia nos quais não prestávamos atenção. Por exemplo, o simples ato de receber uma encomenda pelo correio. Será que isso é seguro? Pode um pacote servir de veículo para que o coronavírus entre em sua casa?

Como já publicamos anteriormente, receber encomendas internacionais (por exemplo, vindas da China) é seguro, graças ao fato de que o vírus não sobrevive muito tempo fora do organismo e elas geralmente demoram semanas ou meses para chegar.

Mas pesquisas recentes mostram que o vírus pode sobreviver por até três dias em superfícies de plástico, e 24 horas, em papelão. Ou seja, isso pode representar um risco no caso de pacotes com entrega rápida, como os enviados através de um portador na mesma cidade ou por serviços como o Sedex 10.

Reprodução

publicidade

Entretanto, não há casos confirmados de transmissão do coronavírus através de encomendas, ou seja, a probabilidade de você ficar doente recebendo um pacote é muito, muito baixa. Ainda assim, como diz o ditado, “melhor prevenir do que remediar”. Se você quer ter certeza de que está seguro, um executivo da Amazon tem uma dica para você.

De acordo com Jay Carney, vice-presidente sênior de assuntos corporativos globais da Amazon, compras enviadas pela empresa costumam vir em duas caixas: uma externa para transporte e uma interna, com o produto propriamente dito.

A dica é abrir e descartar a caixa externa, e limpar a interna com um lenço desinfetante. Depois, lavar as mãos. A partir daí você pode fazer o “unboxing” de sua compra sem preocupação.

Outra opção é deixar a encomenda em um ambiente isolado, como uma garagem, por um período maior que o de sobrevida do vírus, como um ou dois dias. Depois disso você pode abrí-la sem medo.

Fonte: Inc