Uma das características mais marcantes do novo coronavírus é sua rápida disseminação, obrigando pessoas do mundo inteiro a entrarem em quarentena e promoverem o isolamento social. Com a pandemia, os turistas sumiram, e a Austrália usou isso a seu favor. O país converteu uma ilha turística em uma enorme zona de quarentena, de acordo com a ABC News.

A cerca de 20 quilômetros de Perth, a Ilha Rottnest será lar temporário para 800 australianos do total de 950 passageiros do navio de cruzeiro Vasco da Gama, além de 550 membros da tripulação.

A ilha tem 699 quartos disponíveis, o que deve bastar para abrigar os australianos, já que muitos estão viajando em família. Apenas os habitantes do país ficarão abrigados em Rottnest, segundo o premiê da Austrália Ocidental, Mark McGowan. “Todos os australianos, incluindo da Austrália Ocidental, serão imediatamente transferidos para a Ilha Rottnest para 14 dias de isolamento”, afirmou o premiê. “Nos últimos dois dias, limpamos a ilha de visitantes e fizemos arranjos para acomodação, alimentação e segurança”.

Três companhias férreas de Rottnest serão usadas no transporte dos passageiros, em pequenos grupos, do navio até o local de isolamento.

publicidade

Reprodução

Outras duas embarcações não tiveram a mesma sorte. Os navios Artania e Magnifica, sem autorização para aportar no porto de Fremantle (cidade mais próxima), foram orientados a ancorar no mar, afastados da costa. O Artania registrou passageiros infectados com Covid-19. “Esses dois navios precisam ir para casa. Eles precisam sair e ir para casa”, disse McGowan.

“Eles não poderão desembarcar em nenhum momento, a menos que viajem sob rigorosa supervisão diretamente para o aeroporto, ou precisem de atenção médica urgente para sobreviver”, complementou o premiê.

Até o momento, a Austrália tem 2.364 casos confirmados de Covid-19 e oito mortes causadas pelo novo coronavírus.

Via: Futurism