Representando a próxima geração de memória para PCs e dispositivos móveis, a Samsung informa que começou a produzir e enviar para o mundo os primeiros chips DRAM DDR4 de 10nm, criados a partir de uma tecnologia chamada EUV (Ultravioleta Extrema). A empresa é a primeira do planeta a adotar essa técnica para a fabricação de seus chips de RAM
 
A técnica de litografia de última geração deve ajudar a fabricante na superação de barreiras na escala de DRAM, permitindo melhor desempenho, menor tempo de desenvolvimento e melhores rendimentos. 
 
Por conta disso, novos dispositivos que vierem embarcados com o chip, devem apresentar menos problemas de gargalo na memória. Com a aplicação do EUV, a companhia informa que o tempo para produção dos chips deve ser relativamente menor, fazendo com que possa entregar muitas unidades em um período mais curto.
 
No entanto, as novidades não devem chegar ao mundo todo nos próximos meses. Isso porque a sul-coreana possui apenas uma fábrica para produção da tecnologia – com previsão de implementação de outra apenas no segundo semestre deste ano. 
 
Com a alteração nos padrões de fabricação, a Samsung planeja manter o novo sistema em 2021, quando deve começar a produzir os chips RAM LPDDR5 e DDR5 em massa.