Cientistas ingleses anunciaram hoje (26) a criação de um aparelho para fazer testes de coronavírus em apenas meia hora. Para chegar ao diagnóstico, o aparelho usa inteligência artificial, processamento de imagens, virologia molecular, e funciona via aplicativo em um smartphone.

O aparelho foi originalmente criado para testar infecções em galinhas nas Filipinas, mas foi adaptado para detectar a presença do Covid-19 em humanos. A equipe de pesquisadores agora busca financiamento para conseguir fabricar o aparelho em grande escala e no menor tempo possível.

Os diagnósticos podem ser feitos por pessoas em qualquer lugar, mesmo com pouco treinamento. Além disso, o aparelho funciona com bateria e é leve o bastante para ser levado na mão.

A ideia é que ele seja oferecido a profissionais de saúde em ambulatórios, enfermeiras e cientistas biomédicos. Como não existe a necessidade de enviar as amostras para um laboratório, o processo fica muito mais ágil. Ele também poderia ser usado para que os casos suspeitos, já em isolamento, testassem em si mesmos. A pesquisa foi feita por cientistas e pesquisadores da Universidade Brunel de Londres, da Universidade Lancaster e da Universidade de Surrey.

publicidade

Custo acessível

O aparelho tem um custo de cerca de 100 libras esterlinas (R$ 609 em conversão direta). Um aparelho pode fazer até seis testes de forma simultânea, e cada teste custaria cerca de 4 libras esterlinas (R$ 24 em conversão direta).

Próximas etapas

Agora, a equipe está desenvolvendo uma funcionalidade remota para o app, que deve rastrear o movimento dos usuários (com a permissão do governo) e depois entrar em contato com aqueles que tenham tido interação com alguma pessoa diagnosticada nos últimos 14 dias.

Ao entrar em contato com essas pessoas, o sistema as aconselharia como evitar a proliferação e também a ameaça do coronavírus. Para saber mais sobre o aparelho que realiza testes de coronavírus, basta acessar ao site da Universidade Lancaster.

Via: Slash Gear