Na sexta-feira (27), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, invocou a Lei de Produção de Defesa. Essa norma, que data da Guerra da Coreia, pode forçar empresas norte-americanas a produzir materiais que estão escassos em face do crescimento do surto do novo coronavírus no mundo.

Trump usou a lei para exigir que a General Motors (GM), conhecida fabricante de automóveis, produza ventiladores mecânicos para que sejam usados em pacientes diagnosticados com a Covid-19 e que têm dificuldades para respirar.

Reprodução

Ventilador mecânico – Foto: Caitlin Ochs/ Reuters

publicidade

Em um comunicado, o presidente justifica a decisão informando que ela garantirá uma “produção rápida de respiradores que salvarão vidas americanas”. A lei, que é raramente usada pelos Estados Unidos, faz com que a empresa se comprometa a acelerar a fabricação dos itens de necessidade em uma de suas fábricas após atrasos em negociações anteriores.

“Nossas negociações com a GM sobre sua capacidade de fornecer ventiladores mecânicos foram produtivas, mas nossa luta contra o vírus é urgente demais para permitir que o processo [de negociação] continue seu curso normal”, declarou Trump ao anunciar a adoção da medida.

Segundo porta-voz da GM, o pedido não altera planos ou cronogramas da empresa para produzir ventiladores mecânicos em parceria com a Ventec Life Systems, responsável pela fabricação de equipamentos médicos.

Ambas as companhias anunciaram que a produção será feita na fábrica da montadora em Kohoma, Indiana, e que as primeiras unidades devem ser disponibilizadas em abril, após verificações de segurança realizadas pela Agência Federal de Medicamentos.

Além disso, a GM declarou que não tem o objetivo de obter lucros sobre os ventiladores mecânicos fabricados, somente pedirá a cobertura dos custos de produção dos equipamentos.

Via: O Globo