Ao navegar na internet por muito tempo utilizando o plano de dados de sua operadora pode fazer com que você acabe com a sua franquia de forma bem rápida. Para isso, felizmente, a maioria dos navegadores contam com algumas funções específicas, que de alguma forma tentam minimizar o impacto dos sites nesta história.

Por sua vez, o Opera, um navegador multiplataforma também conta com um recurso simples, que ajuda justamente a evitar que você acabe com o seu plano de dados. A seguir, veja como usar o navegador Opera para gastar menos do seu plano de dados no Android.

Como fazer o Opera gastar menos de seu plano de dados

O recurso do Opera que lhe ajuda a gastar menos de sua internet, apesar de ser bem útil, não vem ativado por padrão ao instalar o aplicativo no celular, mas o seu processo de ativação é bem simples. Confira como ativá-lo:

1. Se você ainda não tenha o Opera instalado, acesse a sua página na Google Play para realizar o seu download. Caso já tenha ele instalado, certifique-se de atualizá-lo para a sua última versão;

publicidade

2. Com o navegador aberto, toque em seu ícone que está na parte de baixo de sua interface e vá em “Configurações”;

Reprodução

3. Então, toque em “Economia de dados” e marque a chavinha ao lado de “Ativada”.

Reprodução

A partir deste momento, apesar de você não ver mudança nos sites, o Opera estará economizando o seu plano de dados. Entretanto, ao acessar qualquer página, você poderá tocar no símbolo que fica ao lado da barra de endereços para saber quanto o novo recurso está economizando para você.

Reprodução

Para salvar ainda mais internet, no mesmo local em que você ativou a “Economia de dados” do Opera, você também pode mudar a qualidade das imagens que serão baixadas no site. Assim, quanto menor for a qualidade deles, mais de seu plano de dados você estará salvando.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar o navegador Opera no Android para economizar no plano de dados. A única restrição de usar o modo de economia de dados, é que esta função não pode ser utilizada em conjunto com a sua VPN.