Pico do contágio. Esse tem sido um assunto recorrente já há algumas semanas nas mais diversas conversas. Isso porque é ele quem define se o sistema de saúde pública tem ou não capacidade para atender à demanda de doentes diagnosticados com covid-19.

Para entender melhor esse tema, conversamos com Gonzalo Vecina Neto, que é professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e já foi secretário municipal de saúde e diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

publicidade

Ele conta que poupar o sistema de saúde pública é primordial neste momento de pandemia. Para Vecina, o pico deve ocorrer mesmo agora em abril e, por isso, é essencial que se evite o contato social.

A chegada do coronavírus ao Brasil trouxe desafios importantes. E isso não tem relação apenas com a forma de contágio e a velocidade de disseminação. O Brasil tem diferenças significativas quando comparado a países asiáticos e europeus.

publicidade

Então, fazer testes na população é essencial. Isso porque a importância dos testes vai além do diagnóstico: eles ajudam a saber em que estágio de contaminação a sociedade está e como a disseminação da covid-19 ocorre por aqui.

O aumento do número de casos de covid-19 e o descompasso na quantidade de confirmações do diagnóstico por meio de testes, pode levar a uma sensação falsa em relação à doença. Essa subnotificação dá a impressão de que a doença não tem se espalhado tanto. E o pior: quando os resultados dos testes chegarem, pode parecer que houve uma explosão da contaminação em pouco tempo.

publicidade

Vecina acredita que essa situação deve ser normalizada em breve, especialmente agora que o Ministério da Saúde já começou a enviar kits de testes para diversas localidades. E aí entra outro componente: quando o exame deve ser feito para que o resultado seja preciso. Alguém que foi contaminado hoje, por exemplo, se fizer o teste agora, não vai saber que está com coronavírus.

Além dos testes, foi necessário adquirir equipamentos para automatizar a análise dos exames. Afinal, a capacidade precisou ser aumentada rapidamente em um curto período de tempo.

publicidade

Na quarta-feira, o ministério da Saúde informou que tem planos de implantar uma política constante de testes e usar o modelo já aplicado nos Estados Unidos: o drive thru.

Acompanhe a parte final desta entrevista com Gonzalo Vecina amanhã, aqui no Olhar Digital News.