A Microsoft continua firme no desenvolvimento de seu navegador, o Edge. Baseado no Chrome, o browser vai ganhar dois recursos bastante interessantes ainda neste ano: abas verticais e um monitor de senhas.

As abas são um recurso amado pelos “power users”, que trabalham com dezenas de sites abertos ao mesmo tempo. Ele coloca as abas alinhadas verticalmente, à direita ou esquerda da janela do browser, se aproveitando do fato de que os monitores atuais são muito mais largos do que altos.

publicidade

Para o usuário, o benefício é que as abas podem ser maiores e há mais espaço para seus títulos, o que torna mais fácil identificar o conteúdo. É um recurso que já existe em navegadores alternativos, como o Vivaldi, mas que não é explorado pelos browsers mais populares, como o Chrome, Firefox ou Safari.

Reprodução

publicidade

Navegador Vivaldi, com uma lista de abas dispostas verticalmente à esquerda da página

Já o monitor de senhas vai funciona de forma similar a um recurso que foi incorporado ao Chrome e Firefox no ano passado: o navegador analisa as senhas salvas e alerta o usuário se elas aparecerem em um vazamento de dados de algum site. Uma diferença em relação ao mesmo recurso nos concorrentes é que além do alerta o usuário é levado automaticamente à página correta para trocar a senha afetada.

publicidade

Além destes, o Edge também vai ganhar um recurso de “Copiar e Colar inteligente”, que irá preservar melhor a formatação original do conteúdo. Isso deve ser muito útil ao copiar tabelas, que nos navegadores atuais invariavelmente viram uma grande lista mal-formatada de conteúdo quando coladas em um documento.

Os novos recursos estarão disponíveis “ao longo dos próximos meses”. Se você é fã do Edge e não quer esperar, provavelmente irá encontrá-los antes em uma versão Beta do navegador.

publicidade

Fonte: TechCrunch