Até esta quinta-feira (2), o Ministério da Saúde anunciava que o primeiro caso de Covid-19 no Brasil havia acontecido no fim de fevereiro. No entanto, isso mudou agora, com a descoberta de um caso letal da doença no fim de janeiro, que não havia sido diagnosticado até então.

A vítima em questão é uma mulher de 75 anos, residente no estado de Minas Gerais. A descoberta veio a partir de uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), condição onde também se enquadra a Covid-19. O

Segundo Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde, o caso foi importado, o que significa que a mulher trouxe o vírus em uma viagem para fora do Brasil. Ele afirmou que não há qualquer dúvida de que se trata de um caso confirmado de contágio pelo novo coronavírus.

O fato traz dúvida sobre desde quando o vírus realmente está circulando pelo país. Já se sabe que casos assintomáticos são comuns, especialmente entre os mais jovens, então é possível que o vírus estivesse se espalhando entre brasileiros muito antes do momento em que o Ministério da Saúde começou a registrar os primeiros casos com transmissão local e comunitária.